arroz de côco com molho de amendoim

mexi bastante nessa receita, vou postar a receita original e minhas adaptações

ingredientes

1 1/4 xícara de arroz de jasmim thai

100ml de leite de côco

1/2 colher de chá de pimenta calabresa

1 colher de chá de açúcar

um punhado de coentro picado

4 folhas de bananeira (risos)

1 limão

1 mamão papaya em cubinhos

um maço de cebolinhas (o talo verde, não uma cebola pequenininha néam?)

3/4 xícara de castanha de caju

sal e pimenta

molho (original)

1/2 cebola picadinha

1 talo de capim limão fatiado fininho

4 colheres de sopa de manteiga de amendoim

1 colher de sopa de açúcar mascavo

2 colheres de leite de côco

2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)

preparo

misture o arroz com o leite de côco e 350ml de água. deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos mexendo constantemente, até a água ter sido quase toda absorvida e a mistura ficar cremosa. remova a panela do fogo, misture a pimenta calabresa, sal, açúcar e coentro.

dividao arroz em quatro porções no centro das folhas de bananeira. dobre como um pacotinho, coloque numa assadeira e asse no forno pré-aquecido a 220°C por 5 minutos, até as folhas ficaram amarronzadas. alternativamente, você pode usar papel específico para assar, vende no mercado. eu não fiz nada disso, deu preguiça: acrescentei mais um copo de água e cozinhei o arroz por mais uns 8 minutos, hehe.

enquanto isso, faça o molho. coloque todos os ingredientes numa panela pequena e aqueça gentilmente até que a mistura fique consistente, mexendo com frequência. aqui eu mudei completamente: não curto manteiga de amendoim e não encontrei capim limão fresco. sendo assim, fiz o molho com a cebola, açúcar mascavo, leite de côco, shoyu e acrescentei duas colheres de manteiga normal, uma colher de amendoim torrado, cebolinha cortada em tiras (dando preferência às partes mais branquinhas e firmes) e umas folhas secas de capim limão, que retirei do molho na hora de servir.

retire o arroz do forno, abra os pacotinhos e acrescente os cubos de mamão, cebolinha, castanha, raspas e suco do limão. regue com o molho e sirva em seguida.

Deixe um comentário